Bacharel avalia que qualidade de ensino resulta na busca por cursos.
Exame é aplicado em faculdade da Zona Central de Macapá.
Mesmo atuando no funcionalismo público há quatro anos, o bacharel em direito Adeilson Brandão, de 26 anos, diz que a área jurídica é a verdadeira paixão. Ele tenta pela segunda vez, neste domingo (15), a aprovação no Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em uma faculdade no bairro Jesus de Nazaré, no Centro de Macapá.
Em meio à rotina do trabalho, Brandão afirma que também buscou reforço em cursinhos preparatórios por causa da qualidade, segundo ele, baixa, ofertada nas faculdades de direito.
A graduação prepara em apenas 50% os candidatos que vão prestar o Exame da Ordem. Se a gente quiser um bom resultado, temos que nos desdobramos nos estudos e buscar outros meios para ter um bom desempenho, opinou o candidato, momentos antes da prova.
É a segunda vez que Brandão faz a prova da OAB. Ele foi reprovado na segunda fase do exame anterior e tinha a chance de recomeçar a partir da repescagem, mas optou em iniciar do zero.
Foi por uma opção pessoal mesmo. Eu poderia fazer logo a segunda fase porque fui aprovado na primeira no último exame, mas preferi recomeçar do início para a vitória ser mais saborosa, brincou.
Exame
A primeira fase do XVI Exame de Ordem Unificado (Exame da OAB) acontece neste domingo (15), a partir das 13h (horário de Brasília). A prova objetiva tem 80 questões de múltipla escolha e o candidato precisa acertar pelo menos a metade para passar para a segunda fase. A prova tem cinco horas de duração. O gabarito será divulgado na noite deste domingo no site da FGV.
A prova objetiva tem questões de múltipla escolha sobre disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de direito, além de direitos humanos, código do consumidor, estatuto da criança e do adolescente, direito ambiental, direito internacional, filosofia do direito, estatuto da advocacia e da OAB, seu Regulamento Geral e Código de Ética e Disciplina da OAB.
A segunda fase será dia 17 de maio com uma prova prático-profissional composta por uma peça profissional e quatro questões escritas discursivas, sob a forma de situações-problema.
Esta fase é de caráter eliminatório e o candidato opta por uma das áreas do direito no ato da inscrição: direito administrativo, direito civil, direito constitucional, direito empresarial, direito penal, direito do trabalho ou direito tributário e do seu correspondente direito processual.
O Exame de Ordem Unificado pode ser prestado por bacharel em direito, ainda que pendente apenas a sua colação de grau, formado em instituição regularmente credenciada. Também podem realizá-lo estudantes do último ano do curso de graduação em direito ou dos dois últimos semestres. A aprovação é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado.
Fonte: G1
|